terça-feira, 29 de outubro de 2013

Palavra do interventor aos garimpeiros

A Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), no município de Curionópolis, entra em uma nova fase sob intervenção da Justiça do Estado do Pará. Fui nomeado interventor pela justiça e minha meta é reorganizar a entidade e resgatar os verdadeiros direitos dos sofridos garimpeiros que atuaram na década de 1980 neste que foi considerado o maior garimpo a céu aberto do mundo.

Esta intervenção vai ser um marco na história da Coomigasp. O que me motivou a aceitar esse desafio é dar minha contribuição a um grupo que precisa de ajuda. Sendo assim, meu objetivo maior é sanear a cooperativa por intermédio de uma administração rigorosa, com profissionais especializados, após uma implacável auditoria nas contas da cooperativa e cumprir as cláusulas do TAC (Termo de Ajuste de Conduta) assinado em 2012 pela diretoria afastada da cooperativa.

Sei que os garimpeiros aguardam tudo isso e o direito de pegar em algum dinheiro há 32 anos e agora o sonho está sendo renovado. Quero que todos saibam que irei administrar somente 2% da receita do garimpo. Os outros 98% de tudo que for passada pela Colossus à cooperativa serão repassados diretamente aos cooperados com depósitos em suas contas bancárias.

Vou administrar a cooperativa de forma profissional para garantir a lisura, transparência e legitimidade nas eleições internas dos seus dirigentes dentro de seis meses, vislumbrando atingir seu objetivo principal que é a distribuição dos lucros aos cooperados. Para isso a Coomigasp tem agora um novo modelo de administração, que também se preocupa com a questão social em Serra Pelada. Vamos juntos fazer com que a Coomigasp conviva de igual para igual com a Colossus, afinal é a cooperativa que é dona da área do garimpo.

Conto com a colaboração de todos os garimpeiros nesse trabalho e estou à disposição para qualquer esclarecimento que desejem.

Um abraço,
Alexandre Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário