sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Obrigado COOMIGASP!

Prezado garimpeiro de Serra Pelada,

Neste momento em que encerra a intervenção judicial na Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada - COOMIGASP venho agradecer o apoio de todos aqueles que lutaram junto comigo para transformar a cooperativa.

Foram doze meses de muito trabalho, tendo como objetivo central fazer valer os direitos de toda a classe garimpeira que viveu ou ainda vive em Serra Pelada. Pensando em tudo que vocês viveram e sofreram na vida, propus a mim mesmo desenvolver um trabalho sério, honesto e comprometido para melhorar da qualidade de vida daqueles que são os verdadeiros donos da Serra Pelada e que tanto já sofreram com mandos e desmandos impensados ao longo de quase quatro décadas, assim como seus familiares.

Esse período que estive à frente da intervenção aprendi muito. Fui escolhido para o cargo pela minha formação administrativa e de gestão, mas fui muito além disso. Conheci histórias, dificuldades pessoais de muitos garimpeiros, aprendi muitas lições de vida que trouxe para o meu dia a dia. Sempre que possível, atendia pessoalmente quem vinha atrás de informações sobre os processos da COOMIGASP. Enfim, foi um momento de aprendizado tanto para a nossa administração, como para os garimpeiros, pois tenho a certeza de que tudo que foi conquistado nestes doze meses de intervenção teve a contribuição da classe garimpeira também.

Quando assumi a intervenção, assumi também o compromisso de cumprir os Termos de Ajustamento de Conduta determinados pelo Ministério Público Estadual. E assim fiz. Um a um foram sendo cumpridos até finalmente chegarmos à eleição da nova diretora, que hoje, às 16h, na Câmara de Vereadores de Curionópolis, assume seu lugar de direito com a chancela de ter sido eleita no processo mais transparente de toda a história da COOMIGASP.

Nesses últimos dias da intervenção me dediquei a repassar todo o andamento do novo modelo de gestão da COOMIGASP aos novos diretores do Conselho Administrativo e Fiscal, que hoje assumem oficialmente, em mais um ato transparente da intervenção.

Aliás, todas as nossas atividades foram realizadas às claras, com prestação de contas à sociedade através do Blog da Intervenção e em relatórios mensais entregues ao Ministério Público Estadual e ao juiz da Comarca de Curionópolis. 

Mais uma vez agradeço o apoio dos colaboradores, na certeza do dever cumprido! E encerro este agradecimento lembrando que vou publicar logo em seguida um relatório com as atividades desenvolvidas pela intervenção neste período à frente da COOMIGASP. Me despeço deste compromisso com a transparência de sempre.

Um grande abraço a toda a família Serra Pelada.







Marcos Alexandre 
Moraes Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário